segunda-feira, 8 de julho de 2013

Entrevista com os autores da The King (8): Debora Gimenes


Debora Gimenes é uma das autoras de The King. Nasceu em mil novecentos e setenta e três na capital de São Paulo onde mora até hoje. Mantém o blog O lado Oculto da Mente (www.dcsgimenes.blogspot.com.br) no qual escreve resenhas e divulga seu trabalho e de colegas. Publicou vários contos em antologias da Andross, Literata, Estronho e Tarja. Atualmente organiza coletâneas pela Editora Crescente e trabalha no seu livro de contos. Contato com a autora (debbygrupos@gmail.com).

  1. Debora, como você e a literatura se conheceram?
Sempre estive ligada de alguma forma ao mundo literário. De pequena criava histórias com meus bonecos de panos e fazia meu teatrinho particular. Assim que aprendi a ler ganhei vários gibis e livros infantis e na adolescência os livros de Agatha Christie, as HQs de Tintin e Asterix e os romances de banca de jornal fizeram o meu mundo ficar muito mais agradável. Só cheguei próximo a um livro do King em 2000, mas já conhecia suas histórias pelas adaptações do cinema. Comecei a escrever para grupos na internet em 200, sendo incentivada por amigos e meu primo Gonçalo Jr. (Enciclopédia dos Monstros) a continuar escrevendo. Em 2010 publiquei meu primeiro conto pela Andross Editora. Um conto polêmico, uma historia de amor entre duas mulheres: aluna e professora.
  1. Por que a profissão de escritor lhe interessou?
Acho que nasci para escrever. De tudo o que já fiz na vida, nada me deu tanto prazer que criar histórias para a diversão das pessoas.
  1. Por que participar de uma antologia?
Eu sou contista. Escrevo mais textos curtos do que grandes romances. Como no Brasil antologia de um único autor é pouco valorizada, encontrei nas antologias uma forma de divulgar meus textos.
  1. Fale um pouco sobre a The King?
Inspirada no maior escritor de horror da atualidade, essa antologia nos deixará de cabelo em pé. Participar da The King foi uma honra, fiquei duplamente feliz, pois estarei divulgando meu trabalho e homenageando meu mestre a quem respeito e tenho imensa admiração.
  1. Como você define o processo que envolve a compilação de uma antologia?
Trabalho, amor, satisfação... Essas são as palavras certas para definir o processo geral de uma antologia.
  1. Como você vê o mercado editorial brasileiro para os novos autores?
Desanimador. Acho que os autores que continuam escrevendo fazem isso por amor à arte. É muito difícil publicar um livro solo aqui no Brasil ou investimos muito ou esperamos que a sorte grande.
  1. Em sua opinião, é possível viver de literatura no Brasil?
Sobreviver talvez, viver de literatura não.
  1. De que maneira a internet atua em sua vida de escritor?
De um modo eficaz porque eu sei usá-la, mas a internet com as redes sociais hoje em dia pode se tornar uma faca de dois gumes.
  1. Qual a influência de Stephen King em sua literatura?
Cinquenta por cento da minha influência literária deve-se ao King. Sou apaixonada por ele e pelos seus contos perfeitos que com poucas linhas nos tiram o sono e a respiração.
  1. Para encerrar: quais teus planos daqui pra frente? Já tem um livro na manga, projetos, publicações?
Eu quero poder lançar meus dois livros de contos logo (estou à procura de editoras interessadas) ambos estão nas mãos do meu revisor. Além disso, quero dar continuidade ao meu romance (um thriller de suspense) e ao trabalho como organizadora que desenvolva para a editora Crescente. Tenho ainda contos para saírem nas editoras Literata, Estronho, Tarja.


Entrevista realizada pela Editora Multifoco – Unidade Sul


Nenhum comentário:

Postar um comentário