terça-feira, 16 de julho de 2013

Entrevista com os autores da The King (13): Felipe TS


Felipe T.S, um dos autores da The King, nasceu em Ponta Grossa, Paraná, em mil novecentos e noventa e três. É acadêmico do curso de Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Publicou nos livros, Contos Medonhos, dois mil e doze, pela editora Multifoco e  Névoa: Contos Sobrenaturais, de Suspense e de Terror, em dois mil e treze, pela editora Andross. No momento produz contos e poesias, expõe seus trabalhos no site (www.recantodasletras.com.br). Contato com o autor (felipets9@hotmail.com).

  1. Felipe, como você e a literatura se conheceram?

Conheci a literatura muito cedo. Com treze anos encontrei na casa de uma tia um livro que chamou minha atenção pela capa que era bem engraçada, na qual havia um cachorro desenhado. Foi o primeiro livro que li inteiro. Na época acabei entendendo muito pouco da história. Anos mais tarde, descobri que aquele era um clássico nacional, Vidas Secas de Graciliano Ramos. Depois da primeira leitura, muitas outras vieram como consequência.

  1. Por que a profissão de escritor lhe interessou?
No momento eu vejo o ato de escrever mais do que apenas uma profissão. É mais uma necessidade, algo que precisa ser feito, e que de certa forma é aproveitado de forma profissional.

  1. Por que participar de uma antologia?
Acredito que o principal motivo é a divulgação de meu nome como autor. Para um autor desconhecido a participação em uma antologia é uma grande oportunidade para ganhar leitores e quem sabe alguns fãs!
  1. Fale um pouco sobre a The King?
The King para mim é mais uma grande iniciativa da Editora Multifoco. Um trabalho sério e sincero que tem como objetivo contribuir para a literatura fantástica nacional com mais um grande título no mercado e ajudar novos autores a mostrar seu talento.
  1. Como você define o processo que envolve a compilação de uma antologia?
Acredito que seja uma tarefa difícil, mas também muito prazerosa. Pois a oportunidade de ler textos de diversos autores, dos mais variados estilos e o trabalho em grupo que ocorre durante o desenvolvimento do livro, são em minha opinião as grandes vantagens dessa empreitada. Pois tanto os organizadores como os escritores só tem a ganhar mais experiência e conhecimento.
  1. Como você vê o mercado editorial brasileiro para os novos autores?
Não digo que é fácil, mas também não é tão difícil assim. Quando o autor tem força de vontade ele vai conseguir publicar. Mas é preciso entender que ninguém começa lá do alto. As coisas evoluem com o tempo. Eu por exemplo, três meses depois que havia começado a escrever de uma forma mais séria, consegui minha primeira publicação em uma antologia. Por isso acredito que as coisas dependem muito do autor, se ele não correr de atrás e não for humilde, dificilmente atingira seus objetivos. E novamente, você começa do primeiro degrau da escada, não do topo.
  1. Em sua opinião, é possível viver de literatura no Brasil?
Com muita sorte sim! Brincadeiras à parte, acredito que seja muito difícil viver de literatura sendo escritor. O maior exemplo disso é a grande quantidade de autores importantes e talentosos que temos em nosso país e que não vivem de literatura. Não digo que seja impossível, mas como professor ou trabalhando em uma editora, isso acaba sendo mais fácil!
  1. De que maneira a internet atua em sua vida de escritor?
A internet foi o ponto de partida para a circulação de meus textos. Meus primeiros leitores são da rede. Foi através da publicação em sites e os comentários de sujeitos virtuais que tudo começou.
  1. Qual a influência de Stephen King em sua literatura?
O primeiro autor que realmente me enfeitiçou foi Stephen King, para mim o cara é um dos maiores contadores de estória de todos os tempos! A influência dele em meus trabalhos é refletida através da minha preocupação em entreter o leitor com o macabro e o misterioso. Graças a King, acabei entendo um pouco do que um texto precisa para assustar e perturbar quem o lê (risos).
  1. Para encerrar: quais teus planos daqui pra frente? Já tem um livro na manga, projetos, publicações?
Para o futuro próximo tenho confirmado mais algumas publicações em antologias, assim como alguns projetos solo que estão a algum tempo sendo moldados. O primeiro livro de contos, uma novela em parceria com um colega e a organização de uma antologia. No mais sigo escrevendo e assim, evoluindo.
Entrevista realizada pela Editora Multifoco – Unidade Sul


Nenhum comentário:

Postar um comentário