quarta-feira, 31 de julho de 2013

Entrevista com os autores da The King (25): Lucas Maziero


Lucas Maziero, um dos autores da The King, nasceu em Mococa, em mil novecentos e oitenta e um. É técnico em eletrotécnica, mas sua verdadeira paixão está nos livros. Tem um blog (cavernadoscontos.blogspot.com.br) onde publica seus contos. Contato com o autor (lucas_maziero@live.com).

Entrevista realizada pela Editora Multifoco – Unidade Sul

1.      Lucas, como você e a literatura se conheceram?
Apesar de em minha casa ter muitos livros desde sempre, comecei a ler aos vinte e um anos. Foi então que, principalmente com a leitura dos clássicos, como Dom Quixote e Ivanhoé, descobri o universo maravilhoso da literatura. Antes de começar a ler, eu tentei escrever, o que não deu certo. Só depois percebi que para escrever eu precisava de uma boa bagagem de leituras. Foi assim que passei a mergulhar cada vez mais na literatura.

2.      Por que a profissão de escritor lhe interessou?
Descobrindo através da internet sites e fóruns de discussão que tratam de literatura e publicações de contos, despertou em mim a vontade de escrever ainda mais e de ser lido. Entendi que com o tempo, e motivado pela oportunidade que a internet oferece a escritores amadores, eu poderia conseguir publicar um livro, desde que trabalhasse bastante, e assim ganhar muitos mais leitores.

3.      Por que participar de uma antologia?
Porque uma antologia oferece a oportunidade a autores iniciantes de terem seus textos publicados. Além do prazer do desafio de escrever sobre um tema proposto.

4.      Fale um pouco sobre a The King?
Quando descobri sobre o regulamento da The King, achei maravilhosa a ideia de ter como inspiração as histórias do Stephen King. Estou muito satisfeito por fazer parte desta antologia.

5.      Como você define o processo que envolve a compilação de uma antologia?
Acredito ser bem trabalhoso o processo de selecionar, dentre os textos que podem estar ou não dentro do regulamento, os que comporão a antologia. O que envolve o trabalho da leitura e revisão.

6.      Como você vê o mercado editorial brasileiro para os novos autores?
Há alguns anos (mera opinião minha) o mercado editorial brasileiro abria poucas portas para novos autores, principalmente para os estreantes. Essa situação mudou, muito felizmente. Hoje em dia é com empolgação que vejo novos autores tendo seus livros publicados, e são muitas as oportunidades (tanto em forma de antologias como a boa vontade das editoras em receber originais) que se apresentam para quem quer seguir a carreira de escritor. Trabalhando com dedicação e seriedade, que fique claro.

7.      Em sua opinião, é possível viver de literatura no Brasil?
É possível sim. Mas não para todos. É um longo caminho a percorrer e muitos fatores envolvidos para que um autor alcance viver de sua literatura.

8.      De que maneira a internet atua em sua vida de escritor?
Da maneira mais prazerosa e positiva. A internet me possibilitou a criação de blogues, onde posso publicar meus contos para apreciação alheia. Participo de fóruns e redes sociais onde interajo com pessoas que tem o mesmo gosto que eu, trocando ideias sobre nossos trabalhos e histórias. Esses espaços são ótimos, fiz e faço muitas amizades, trocamos experiências e tudo isto está me ajudando a melhorar como alguém que pretende sempre escrever e ser lido.

9.      Qual a influência de Stephen King em sua literatura?
Anteriormente eu pensava em escrever apenas fantasia. O primeiro livro do Stephen King que li foi Christine, em 2007. Posso dizer que foi o primeiro ou um dos primeiros livros que me apresentaram ao gênero terror. Ainda conheço pouco sobre esse gênero, mas desde então o terror vem me seduzindo, e tenho muito ainda a aprender com as histórias do mestre Stephen King, bem como com outros mestres, como Poe e Lovecraft.

10.  Para encerrar: quais teus planos daqui pra frente? Já tem um livro na manga, projetos, publicações?
Meus planos daqui para frente é continuar tentando participar de outras antologias, pois adoro escrever contos. Tenho, além de um romance inconcluso, que pretendo retomar, também um projeto sobre um mundo fantástico, chamado Augo. Participo também com um conto na antologia Tomos Fantásticos vol. 1 (a sair pela editora 9Bravos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário