sábado, 17 de agosto de 2013

Entrevista com os autores da The King (37): Valdison Silvério Barbosa



Valdison Silvério Barbosa é um dos autores da The King.  Nasceu em Taguatinga DF. É compositor de mais de duzentas e cinquenta músicas gravadas por cantores regionais e nacionais. Já tem dois romances publicados: O Camorfeu De Três Faces & O Preço Da Vaidade. Um curta O Coquetel Mortal adaptado a partir de seu conto O Necrófilo. Fez parte das Coletâneas: Literatura Futebol Clube com o texto: Reencarnação Existe Meu Dragão É Prova Disso & Os Matadores Mais Cruéis que Conheci com o conto: O Predador De Salmos Proibidos. Lançados pela Editora Multifoco. Seus maiores sucessos musicais juntamente com o seu acervo literário, podem ser encontrados em toda a rede virtual da internet, com o pseudônimo de Valdison Compositor. Contato com o autor (valdison062@hotmail.com).


1.      Valdison Silvério Barbosa, como você e a literatura se conheceram?
R., bom foi uma paixão a primeira vista. Comecei por hobby, depois foi ficando profissional. Escrevia nos cadernos das meninas quando era do ensino fundamental. Em seguida teve um concurso de redação na escola e pimba! Sem pretensões disputei e venci a partir desse momento amei a literatura e estamos num romance até hoje.

2.      Por que a profissão de escritor lhe interessou?
Primeiro por amar as letras, segundo porque tenho sonhos ainda a realizar nessa área.

3.      Por que participar de uma antologia?
É uma oportunidade de estar apresentando o meu trabalho, haja vista que o mercado literário anda um pouco complicado, e as Editoras não dão muito valor a autores que estão começando, por isso parabenizo a Multifoco, por essa iniciativa, e também é uma forma de trocar experiências e a prender com outros autores.

4.      Fale um pouco sobre a The King?
E uma maneira de homenagear um dos maiores escritores de todos os tempos do gênero. Fiquei fascinado com a proposta, achei até um grande desafio pessoal, pois sou mais acostumado a escrever musicas, e contos, estou aprendendo, fiquei até assustado quando vi meu nome na lista, realmente foi uma surpresa positiva, então acredito na The King.

5.      Como você define o processo que envolve a compilação de uma antologia?
Passo a passo, para o autor é uma trajetória angustiante, pois não sabemos se nosso texto esta dentro ou fora do contexto e da proposta escolhida, para os editores e organizadores uma árdua tarefa em escolher os melhores.

6.      Como você vê o mercado editorial brasileiro para os novos autores?
Complicado. Não se tem muitas oportunidades aos novos autores, as ditas editoras grandes nem se quer olham para o seu original. Por isso reitero parabéns a Multifoco e seus idealizadores em promover antologias e dar oportunidade a novos autores.

7.      Em sua opinião, é possível viver de literatura no Brasil?
Hoje acho que ando um pouco mais difícil que antes, vejo como na musica: se você grava com um artista e sua musica não for a de trabalho ela fica perdida no cd do cantor, e na literatura é a mesma situação, às vezes se tem um original esplêndido, porem se não houver uma parceria de trabalhado e divulgação da editora e o autor não se da para viver de literatura.

8.      De que maneira a internet atua em sua vida de escritor?
É uma ferramenta poderosa, um recurso de divulgação muito grande, pela internet encontrei grandes escritores que assim feito eu era anônimos, fomos formando grupos e grupos foram desfeitos, mas aqueles que realmente tiveram um laço de amizade e interesses pela arte literária se sobressaíram, e tudo por conta da internet.

9.      Qual a influência de Stephen King em sua literatura?
Particularmente assisti muitos filmes do The King, é um gênio, e muito me influenciou para definir meus textos, o desconhecido, o sobrenatural mexe com minha imaginação e Stephen King é o mago que devemos sempre consultar.

10.  Para encerrar: quais teus planos daqui pra frente? Já tem um livro na manga, projetos, publicações?
Com The King,tenho certeza que é mais um degrau que alcanço, primeiro pela forma de trabalho que os editores e organizadores da Antologia esta levando a serio essa empreitada. Projetos eu tenho sim, pretendo esse ano ter a oportunidade de lançar pela Multifoco um livro solo, e participar de todas as antologias da editora.

Entrevista realizada pela Editora Multifoco – Unidade Sul
1.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário