quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Entrevista com os autores da The King (30): Rafael Vinicius Magiolino Filho



Rafael Vinicius Magiolino Filho é um dos autores da The King.  Nasceu dia vinte e oito de outubro de mil novecentos e noventa e três, na pequena cidade de Morungaba, interior do Estado de São Paulo. Cursando o segundo ano de Publicidade e Propaganda na PUC-Campinas, admirador do gênero literário de Terror e fã do mestre Stephen King. Contato com o autor (rafaelmagiolino@hotmail.com).

1.      Rafael, como você e a literatura se conheceram? Conheci a literatura quando criança, mas demorei para realmente me conectar com ela. Sempre começava a ler livros e acabava desistindo com a desculpa de que eram muito extensos, mas quando comecei a me interessar de verdade por estórias criadas, especialmente as ligadas ao terror, senti que deveria me arriscar a um lugar no meio literário..

2.      Por que a profissão de escritor lhe interessou? Sempre gostei de imaginar histórias fictícias e de terror, e acredito que passar essa imaginação para a escrita é a melhor forma de compartilhar minhas idéias com quem se interessa pela literatura.

3.      Por que participar de uma antologia? Porque através de antologias muitos escritores iniciantes têm a chance de demonstrar seu trabalho para as pessoas, juntamente com as obras de outros participantes, e dessa forma é possível tomar conhecimento de vários aspirantes à profissão de escritor e se espalha uma espécie de “cultura” no mundo literário.

4.      Fale um pouco sobre a The King? A The King, além de uma justa homenagem ao Mestre do terror, foi uma ótima iniciativa de se publicar várias histórias do mesmo gênero com iniciantes num dos estilos literários fortes do mercado editorial atual, a parte de terror, que atrai cada dia mais pessoas para esse lado fantástico da literatura, que explora a grande imaginação dos escritores para criarem histórias do gênero.

5.      Como você define o processo que envolve a compilação de uma antologia? Um ótimo meio para autores iniciantes mostrarem seus trabalhos, com potencial para se destacarem no futuro, sendo assim um processo envolvente onde a Multifoco confere ao escritor toda a atenção e assistência, informações detalhadas e o estímulo necessário ao interessado, valorizando os textos e primando pela qualidade de publicação, além da divulgação abrangente. 


6.      Como você vê o mercado editorial brasileiro para os novos autores? Atualmente está bem extenso com várias oportunidades para todos os gêneros, abrangendo assim todas as áreas da escrita e atraindo público para todas elas.

7.      Em sua opinião, é possível viver de literatura no Brasil? Acredito que sim, e essa possibilidade se torna cada vez mais real com o auxilio de editoras espalhadas pelo país, que estimulam os iniciantes a publicarem seus livros ou histórias, e em minha opinião, começar através de antologias é o melhor início para essa carreira.

8.      De que maneira a internet atua em sua vida de escritor? A internet é um meio muito útil para esse meu início, pois através dela soube desta antologia e de outras que serão organizadas pela própria Multifoco. Também pela internet descobri meios de divulgar algumas obras de maneira não-oficial para que, quem consiga, possa lê-las e compartilhar suas opiniões.

9.      Qual a influência de Stephen King em sua literatura? Acredito que Stephen King teve toda a influência possível em minha escolha de imaginar histórias de terror, pois desde criança sempre gostei de filmes e qualquer história assustadora que me contassem, mas quando realmente comecei a explorar a literatura de terror e li alguns contos e obras escritas pelo Mestre, como por exemplo, O Cemitério, A Coisa, O Iluminado, foi o “empurrão” necessário para que eu me focasse em trabalhar apenas com esse gênero.

10.   Para encerrar: quais teus planos daqui pra frente? Já tem um livro na manga, projetos, publicações? Tentar seguir esta carreira e logo após me formar, finalizar a ideia de livro e publicá-lo. Até lá vou criando ideias e escrevendo contos, publicando-os eventualmente noutras antologias, buscando maior projeção.


Entrevista realizada pela Editora Multifoco – Unidade Sul






Nenhum comentário:

Postar um comentário