quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Entrevista com os autores da The King (29): Paola Fanticelli



Paola Fanticelli, uma das autoras da The King, é uma jovem carioca, graduanda em História da UFRJ. Também é autora de Concunhada não é parente, publicado pela Multifoco. Contato com a autora (fernandapissurno@yahoo.com.br).

1.      Paola, como você e a literatura se conheceram?
Tenho contato com a literatura desde cedo. Aprendi a ler muito jovem – 3 anos – e, desde então, tenho sempre um livro comigo.

2.      Por que a profissão de escritor lhe interessou?
O interesse pela profissão de escritora surgiu como uma decorrência natural do interesse pela literatura. Para mim, não há nada melhor do que trabalhar com algo que se ama... se é que se pode usar o verbo trabalhar. Para mim, escrever não é nenhuma obrigação, é um prazer.

3.      Por que participar de uma antologia?
Participar de uma antologia é uma experiência pela qual todo escritor deve passar, creio. É muito diferente de escrever um livro. Grande parte do processo de criação do escritor é essencialmente solitário, enquanto que participar de uma coletânea exige muito mais sociabilidade e espírito participativo.

4.      Fale um pouco sobre a The King?
Acho que é uma ideia muito interessante. Stephen King é sem dúvida um grande escritor, e um exemplo para muitos. Merece ser homenageado.

5.      Como você define o processo que envolve a compilação de uma antologia?
Requer dedicação, esforço e, mais do que tudo, amor pela literatura.

6.      Como você vê o mercado editorial brasileiro para os novos autores?
Sem dúvida, o mercado editorial brasileiro não dá muita abertura para os novos autores, mas não é muito pior do que em outros países. Para se destacar, tanto aqui quanto lá fora, é preciso ter um diferencial em seu trabalho – e também alguma sorte.

7.      Em sua opinião, é possível viver de literatura no Brasil?
Em alguns poucos e felizes casos, sim. A maioria dos escritores, porém, deve aprender a adaptar seu talento para viver.

8.      De que maneira a internet atua em sua vida de escritor?
A internet facilita, e muito, o nosso trabalho. Por meio dela, temos acesso a inúmeras informações, fontes, imagens e textos que jamais poderíamos encontrar há, por exemplo, 50 anos atrás.
9.      Qual a influência de Stephen King em sua literatura?
Posso dizer que exerceu uma influência fundamental.  Ele foi um dos meus autores prediletos desde adolescência, e suas obras me incentivaram a aprimorar minha escrita e seguir a carreira literária.

10.  Para encerrar: quais teus planos daqui pra frente? Já tem um livro na manga, projetos, publicações?
Planejo agora publicar a segunda parte de meu primeiro livro, Concunhada não é parente. Eventualmente, após terminar a revisão, publiquei o próximo, que se chama Plano de Extermínio.

Entrevista realizada pela Editora Multifoco – Unidade Sul

Sinopse: E se o seu amante perfeito não fosse deste mundo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário