domingo, 16 de junho de 2013

Entrevista com os autores da The King (2): Amanda Kohlrausch Frantz



Amanda Kohlrausch Frantz, uma das autoras da The King, tem dezenove anos, é natural de Santa Cruz do Sul/RS. Saiu de sua cidade natal para estudar Letras - Espanhol na Universidade Federal de Santa Maria, em Santa Maria/RS, onde vive atualmente e cursa o quarto semestre do curso. Sempre gostou de escrever e até chegou a ter algumas poesias publicadas ainda em sua infância na revista da feira do livro da cidade de Vera Cruz onde viveu a maior parte de sua vida. Contato com a autora (akf.esp@gmail.com).

1.     Amanda, como você e a literatura se conheceram?
Eu sempre gostei de ouvir histórias, mas, o que mais gostava era criar minhas próprias versões baseadas no que eu escutava, criava personagens, modificava os finais do livros e algumas vezes criava minhas próprias histórias mesclando várias ideias de vários livros. Quando cursei a quinta serie, trabalhamos com poesia e a partir daí passei a me apaixonar mais ainda pela literatura, chegando a participar da Feira do Livro da minha cidade. Já no ensino médio participei do jornal criado por minha escola, sempre tendo em paralelo minhas histórias fictícias e meus poemas. Toda essa paixão me influenciou muito na hora de escolher minha faculdade, não sabia ao certo o que queria, mas, ao ter, ainda no ensino médio, uma ótima professora de espanhol, resolvi juntar minha nova e minha antiga paixão, e cursar Letras Espanhol, cada dia que passa conheço um novo aspecto, uma nova coisa sobre a literatura e me apaixono mais.

2.      Por que a profissão de escritor lhe interessou?
Sempre estive exposta a literatura durante toda a minha vida e ela sempre foi um objeto que me gerou prazer. A ideia de poder me expressar através do que escrevo, de conseguir entreter as pessoas e de fazer algo que eu gosto se unem no campo literário, por isso tanto me agrada e interessa escrever!

3.      Por que participar de uma antologia?
É uma oportunidade de conhecer novos autores, de escrever sua história com um foco e saber que ela seguirá a linearidade de outros contos e assim você tem uma maior segurança para agir e para concentrar seu foco!

4.      Fale um pouco sobre a The King?
É uma ótima oportunidade de apresentar seu trabalho, de poder expandir suas ideias, conhecer novos autores e se deparar com escritores muito interessantes. As histórias te prendem, realmente são muito boas, você lê e segue para o próximo conto, e o próximo, e o próximo e não se torna uma leitura cansativa, pelo contrário, cada titulo, cada história te instiga a seguir lendo!

5.      Como você define o processo que envolve a compilação de uma antologia?
É um trabalho árduo, cansativo, mas, acredito que prazeroso e surpreendente, ao ver o livro tomando forma e quando entrei em contato com os outros contos vi o quão bons eram. Por isso vejo esse processo como algo que realmente surpreendente, pois ao lançar uma ideia você se depara com ideias fantásticas e se abisma a cada novo passo.


6.      Como você vê o mercado editorial brasileiro para os novos autores?
O mercado ainda é muito fechado para novos escritores, as editoras normalmente buscam autores já renomados para investir, pois estes dão uma “margem segura” de lucro para empresa. Assim são fundamentais as iniciativas como a da editora Multifoco que torna possível uma renovação da literatura brasileira.

7.      Em sua opinião, é possível viver de literatura no Brasil?
Acredito que sim, apesar do Brasil ser um país onde a literatura não tem tanto espaço quanto novelas ou cinema acho que se torna possível ao passo de iniciativas como a da Editora Multifoco que abre espaço para novos autores, pois, o passo mais difícil para se tornar um escritor é a falta de oportunidade e as dificuldades que os novos escritores possuem para mostrar suas ideias.

8.      De que maneira a internet atua em sua vida de escritor?
A internet hoje é um mecanismo fundamental, é um meio facilitador de divulgação de informações, através dela somos expostos a milhares de conteúdos do mundo inteiro todos os dias. Também é um meio de cultura de novas ideias, pois através de assuntos aleatórios apresentados no meio é que muitos autores se inspiram, além de ser um meio de comunicação e troca de ideias; por exemplo a própria antologia, que através da internet foi divulgada e constituída de autores de diversas localidades.

9.      Qual a influência de Stephen King em sua literatura?
Diria que da leitura de vários textos do autor já surgiram diversas ideias para que eu desenvolvesse meus próprios textos. Adoro contos de terror e suspense e as ideias de Stephen King sempre me impressionam e prendem a minha atenção.

10.  Para encerrar: quais teus planos daqui pra frente? Já tem um livro na manga, projetos, publicações?

Estou criando juntamente com um amigo um livro de contos de suspense e terror que esperamos ter finalizado ate 2014 e lançar pela editora, enquanto este projeto segue espero continuar fazendo pequenos contos e participando das produções da Editora Multifoco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário